Quais as Boas Práticas para utilização da Ficha Financeira

SICACRED Ficha Financeira - Boas Práticas - Dicas e Sugestões

DICAS

  • Evitar utilizar a Opção de “Ações Judiciais”, essa opção somente é útil caso tenham interesse em entrar com uma cobrança judicial contra o cliente, fora isso, o cliente que tem ação judicial, em 99 % dos casos, já estará visível nos Protestos e\ou Negativações que já vem na consulta SICA TOP e sem maiores custos. 

  • Evitar utilizar a Opção de “Participação em Empresas” se o cliente que esteja consultando seja um CNPJ. 

  • Caso o cliente tenha Referências Comerciais e se deseje ver Referências + Restrições (SICA TOP) + Quadro Societário, a melhor opção é escolher o modelo de relatório “Perfil+TOP” 

  • Verificar se consegue fazer uma análise somente com o SICA Referências Comerciais,  caso tenha referencias suficiente para análise da empresa, então selecionando por exemplo: Simplificado Detalhado, Dashboard ou Perfil, sem Marcar o SICA TOP, terão uma economia de pelo menos 50% no valor unitário da consulta que utilizando a opção SICA TOP.

     

    SUGESTÕES

  1. Se temos a partir de 3 Referências Comerciais, então verificar se temos como fazer a análise somente através das informações do relatório SICA Referências Comerciais. Os Modelos de Relatórios mais utilizados são: Simplificado ou DashBoard.

  2. Se temos a partir de 5 (cinco) Referências Comerciais, o Modelo de Relatório mais indicado é o Perfil.

  3. Se temos Referências Comerciais, mas deseja ver também se tem Restrições SPC\SERASA\Cartórios\Bancos,  então marcar o Perfil+Top, que já vai trazer as Referências + Restrições + Quadro Societário. NÃO deixe marcado a opção “Ação Judicial”.

  4. Se nenhuma referência OU se na opção “1” ou “2” ainda não tem informações suficientes para fazer a análise de crédito, então consultar somente o SICA TOP.

OBSERVAÇÕES

  • Cadastrar todos os usuários que utilizam o SICACRED, definindo para cada: senha e responsabilidades pela utilização. Com essa especificação do usuário, então em Consultas-Extrato do SICACRED se sabe o que o usuário consultou, que relatórios\opções  utilizou e quando.

  • Se usuário novo, então possibilitar treinamento para o mesmo na utilização da plataforma SICACRED.

  • SEMPRE verifique as opções que marcou, pois como é uma plataforma WEB/Internet, essas opções ficam gravadas por Navegador, ou seja, quando você muda de computador, de navegador ou tem mais de um usuário utilizando o computador, então essas opções podem estar diferentes da ultima vez que você utilizou.

  • NUNCA informa ao comprador (seu cliente) que ele tem RESTRIÇÃO em empresa X ou Y, isso além de antiético, pode gerar processos judiciais. Informe que o setor de crédito não liberou crédito ou que liberou na condição Z. Se o cliente insistir em saber, apenas informe para ele procurar o SICACRED, SERASA ou SPC\CDL, ou seja, ele mesmo verificar com a empresa de crédito onde aparece a restrição. LEMBRE-SE: Essas informações são confidenciais e intransferíveis, não devendo serem divulgadas fora de sua organização, nem duplicadas, usadas ou reveladas, no todo ou em parte, para qualquer propósito que não seja para avaliação interna.